Por Suzana Dias, personal organizer
A conta de luz vencia naquele dia. Não foi encontrado o boleto, ou não estava anotada a data de vencimento na agenda. Resultado: pagamento atrasado com juros. Estava saindo para uma reunião, mas não achava o contrato. Resultado: acabou se atrasando e perdeu pontos na avaliação do cliente. Precisava de clips para anexar documentos, mas não encontrou. Foi comprar outra caixinha, mas depois, em outro dia achou os clips que procurava. Resultado: perda de tempo e dinheiro.
A desorganização traz vários pequenos prejuízos que somados trazem um resultado negativo considerável. Em termos de salário, é possível precificar o tempo perdido. Veja o exemplo:
Considerando aspectos pessoais e produtivos, há ainda mais impactos. A OfficeMax, grande empresa americana de material de escritório, fez um estudo em 2010 e constatou que 90% das pessoas acreditam que a desordem impacta negativamente em suas vidas e trabalhos. Veja o resultado na tabela abaixo:
Em média, apenas 40% da jornada de trabalho é produtiva. Os ladrões de produtividade geralmente são interrupções constantes, procura por informação ou documento e falta de planejamento para a execução das tarefas.
Quer melhorar isso? Acompanhe o próximo post! Vou apresentar uma teoria chamada Produtividade Máxima!
Veja também: A desorganização no trabalho
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