Otimização de espaços: aproveite cada canto da sua casa

No dia a dia, é comum pensarmos em maneiras de tornar o ambiente em que vivemos mais aconchegante, e a otimização de espaços é sempre a meta final. Mesmo as adaptações mais simples podem fazer uma diferença gigantesca em como nos sentimos em nossa sala ou no quarto, por exemplo.

Encontramos dicas inspiradoras de como usufruir daqueles espaços muitas vezes esquecidos, mas sempre presentes: cantos e vãos. Se antes essas áreas costumavam ser desperdiçadas, a criatividade na decoração veio para transformá-las, com soluções incrivelmente úteis. Quer saber mais? Confira!

Paredes de corredor

Se você tem um espaço de circulação com uma parede mais espessa, aproveite para decorá-la indo além dos pregos que penduram quadros. Por exemplo, é possível adaptar paredes do corredor para apoiar telas. Desta forma, quem sabe não caibam itens de decoração como vasos, por exemplo?

Coluna estrutural 

Essa é uma ideia bastante diferente, para fugir do óbvio. Em reformas, ao quebrar uma parede que separa ambientes, resta a tal (in)desejada coluna estrutural. Pois que tal contornar a situação?

A coluna pode ser aproveitada de diversas maneiras se o objetivo é otimização de espaços. Criar torres com suportes e transformá-los em prateleiras, por exemplo, pode dar um ar inovador à sua residência. De quebra, você ainda garante mais espaço para itens pessoais.

As possibilidades de aproveitamento dos nichos são abundantes!

Ângulos irregulares

Se o caso é de paredes com ângulos desiguais, sempre fica mais difícil definir a disposição dos móveis. Para resolver essa questão, apostar em móveis sob medida que se encaixem na proposta é uma ideia e tanto.

Nestes “encaixes”, eletrodomésticos podem ser acomodados. De qualquer maneira, a sua imaginação é que manda.

Nicho na parede

Você já deve ter percebido que as paredes podem ser grandes aliadas da decoração. Em banheiros, por exemplo, elas podem ser responsáveis por liberar o espaço de gaveteiros e armários. O mesmo se aplica na cozinha – que pode ter um ambiente específico apenas para temperos, por exemplo.

Mesclando espaços

Quando o espaço é pequeno, criatividade faz toda a diferença. Ambientes conjugados, quando bem planejados, conseguem manter a identidade de cada canto sem parecerem uma imensa confusão.

Se o seu escritório estiver junto com a cozinha, cada móvel escolhido e o posicionamento dos itens pode manter o profissionalismo necessário sem abrir mão da comodidade de um micro-ondas “escondido” no armário. Arrisque e não tenha medo de mudança!

Otimização de espaços

Para chegar a uma zona de conforto ideal para a sua rotina, não se pode ter medo de ousar. Quebrar a cabeça com o planejamento antes de colocar qualquer ação em prática é fundamental para que o resultado seja exatamente aquilo que se espera.

Portanto, não tenha medo algum de pensar fora da caixinha. Busque referências, adapte conceitos, peça ajuda e dê uma finalidade para cada mudança que você desejar. Às vezes o que funciona para o seu vizinho, por exemplo, não seja a solução ideal para o seu problema.

A otimização de espaços leva em consideração um aspecto único: o seu. Valorize suas ideias, arregace as mangas e mãos à obra.

Horário de funcionamento administrativo:  De segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 18h.

© 2023 Direitos Reservados.