Organização e saúde mental: unidas por um 2022 mais pleno

É isso mesmo, 2021 chegou ao fim! Esse foi um ano cheio de desafios e novas experiências, não é mesmo? A virada do ano é o momento de se despedir de tudo o que já passou e receber de braços abertos tudo o que está por vir.

Por isso que passamos horas planejando o que fazer no Réveillon e pesquisando sobre o significado de cada cor antes de escolher o look da noite. Além de fazer listas e mais listas de promessas e objetivos. Afinal, tudo isso faz parte da celebração de um novo começo.

Nesse clima de renovação, queremos convidar você a pensar sobre organização e a relação entre ela e a sua saúde mental.  Isso porque, especialistas afirmam que existe sim uma forte ligação entre elas.

A relação entre organização e saúde mental

De acordo com o artigo da Amy Capetta, na Revista Goodhouskeeping,“Para o subconsciente, a desordem provavelmente está ligada a emoções negativas (confusão, tensão, irritabilidade, preocupação), enquanto um espaço limpo tem mais probabilidade de estar ligado a emoções positivas (felicidade, calma, uma sensação de bem-estar)”.

Diz-me como vives e dir-te-ei quem és. Um ambiente desorganizado tem a tendência de gerar mais estresse, certo? Mas, por que será que isso acontece? Por conter uma grande quantidade de informação que confunde o cérebro.

Segundo Diana Quan, que escreveu o livro Cuide da casa, Cuide de si, “Se a desordem impera por toda a casa, significa que estará a ser dominado por sentimentos de desânimo, negligência e apatia perante todos os aspectos da vida”.

Por isso, não é uma surpresa que pessoas que passam pela depressão ou por um momento mais frágil percam a vontade de organizar a casa. E, por consequência disso, ela acaba por se tornar um local desorganizado.

Infelizmente, isso pode se transformar em um ciclo vicioso: por não se ter vontade de fazer nada, a casa fica desorganizada. E, uma casa desorganizada só contribui para um maior desânimo, e assim sucessivamente.

Como usar a organização para benefício da sua saúde mental?

Saiba como a organização interfere na saúde mental

São muitos os benefícios de uma casa organizada e limpa para a saúde física e mental. Abaixo você confere algumas delas:

Ajuda a reduzir os níveis de estresse

Ao limpar e organizar a sua casa, você irá aproveitar para passar adiante coisas que já não cabem mais no seu dia a dia. Renovando assim, as energias do ambiente e podendo fazer o bem ao próximo com doações.

Menos coisas é sinônimo de menos estresse, já que ao saber onde você guardou as suas chaves, sapatos ou carteira, por exemplo, você irá encontrar tudo mais rápido. Então,  aquele sentimento de incômodo por não saber onde elas estão são impedidos de surgir.

Melhora a produtividade

Organizar a sua casa pode trazer mais produtividade para a sua rotina diária. Portanto, comece pequeno. Faça a sua cama. Arrume a roupa. Limpe a bancada da cozinha. Organize a sua geladeira.

São “pequenas” atitudes, mas que irão ajudar você a melhorar a sua rotina. Aos poucos, mantendo tudo em seu devido lugar, você terá mente e corpo mais descansados. Sendo assim, acabará refletindo positivamente na sua produtividade e qualidade de vida.

Mais felicidade 

Ter um espaço limpo e organizado vai aumentar o seu sentimento de satisfação e de meta alcançada. Afinal, resultados positivos ajudam que a gente se sinta mais feliz e realizado.

Organização e saúde mental: quando unidas, trazem sensação de bem-estar e dever cumprido

Pelo contrário, quando acumulamos tarefas domésticas, por exemplo, ocupamos mais ainda a nossa mente com preocupações, E então, podemos nos sentir mais desanimados com toda essa pressão, com a cobrança de não dar conta dos afazeres. Como dito antes, comece pequeno, mas cuide de si, cuidando também do seu lar.

Horário de funcionamento administrativo:  De segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 18h.

© 2023 Direitos Reservados.