Organização da casa: como isso pode te ajudar?

Correria diária, falta de espaço, preguiça… São inúmeros os motivos que contribuem para manter a sua casa sem organização. Porém, você sabia que a bagunça pode atrapalhar a sua vida e inclusive influenciar na sua saúde?

Para falar mais sobre o assunto, conversamos com a personal organizer e blogueira responsável pela página “Organize Sem Frescuras” Rafaela Oliveira, que compartilhou diversas dicas de como resolver a falta de espaço e manter a organização do seu lar. Confira!  

Como uma casa sem organização pode atrapalhar a vida de uma pessoa?

De maneira geral, uma casa desorganizada não é um ambiente prático e dificulta as tarefas da limpeza. Além de gerar estresse e atrapalhar a produtividade e a criatividade de uma pessoa, um lar bagunçado pode até mesmo gerar brigas de um casal, sem contar a perda desnecessária de tempo quando vamos procurar algo no meio da bagunça.

Quais são os primeiros sinais de que a sua casa precisa de mudanças?

Quando perdemos tempo procurando algo é um grande sinal. Pode ser também quando faltam espaços no ambiente, pois a bagunça está tomando conta.

Por que otimizar um espaço?

Os ambientes de casa estão cada vez menores. Por isso, é preciso que haja organização para sobrarem mais espaços. Quando “destralhamos” ou desapegamos de roupas ou objetos que não usamos mais, sobram espaços extras. Consequentemente, temos um ambiente mais organizado, prático e harmônico. Além disso, temos o principal: qualidade de vida!

Por onde começar?

A primeira coisa a se fazer é um cronograma da organização definindo qual ambiente será organizado naquele dia e as tarefas que devem ser realizadas. Por exemplo: segunda-feira é dia de organizar a cozinha e, neste ambiente, arrumamos armários, gavetas, geladeira etc.

Dá também para separar um ambiente por dia, caso a pessoa não disponha de muito tempo. Fazendo um cronograma de todas as atividades, fica mais fácil começar a organizar e trabalhamos com mais foco.

Outra vantagem é que podemos controlar o tempo de cada tarefa estipulando um limite para cada uma. Assim, não ficamos sobrecarregados e a organização fica mais eficiente. Depois, é botar a mão na massa!

O primeiro passo é fazer uma triagem do que será usado, jogado fora ou doado. Depois, é preciso dividir os objetos em categorias e guardá-los em organizadores, como caixas, cestas, gavetas, prateleiras etc. As categorias facilitam a organização e a procura dos itens e ajudam a manter tudo em ordem sempre.

Dicas e sugestões para iniciantes realizarem a organização da casa de maneira mais rápida e eficiente

  • Faça checklists ou cronogramas e defina um tempo para cada tarefa. Conte com ajuda de um despertador ou timer. Estipule um tempo e pare quando o despertador tocar.
  • Organize aos poucos para que as tarefas não fiquem cansativas e trabalhe com foco (guarde o celular nesse momento).
  • Trabalhe escutando música, pois o tempo passa mais rápido.
  • Otimize as tarefas: enquanto as roupas estão na máquina de lavar ou você aguarda a água do café ferver no fogão, já vá fazendo outras coisas.
  • Envolva a família ou os amigos para ajudar, pois se perde mais tempo fazendo tudo sozinho. Trabalhando em equipe, as tarefas ficam mais divertidas.
  • Conte com a ajuda de produtos organizadores para facilitar a organização.
  • Desapegue dos itens pouco usados e aproveite para fazer uma doação.
  • Quando tirar algo do lugar, devolva-o imediatamente. Você perderá apenas alguns minutinhos. Muito melhor do que perder um tempão lá na frente.

Por último, mas não menos importante, crie novos hábitos e repita a mesma tarefa por mais de 20 dias. Você pode começar arrumando a cama diariamente. Assim, as atividades ficam no automático e entram na sua rotina. Isso serve para tudo!

Não procrastine!

Horário de funcionamento administrativo:  De segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 18h.

© 2023 Direitos Reservados.