Não é segredo que estamos em uma época de expansão constante de vendas online e que as exigências do consumidor estão cada vez maiores – sendo que o aprimoramento de diversas tecnologias e a implementação de soluções que personalizam a experiência de compra são atrativos determinantes na competitividade.
Só no Brasil, por exemplo, há expectativas de crescimento de até 17% anuais no setor de e-commerce até 2021. Entre todas as etapas da cadeia do comércio eletrônico, uma das que mais impactam no planejamento financeiro é exatamente a última, a etapa da entrega – também chamada de last mile. Quanto menor for a distância entre o produto e o consumidor, mais rápido a encomenda será entregue e – consequentemente – mais satisfeito ficará o cliente.
Ficar restrito a um centro de distribuição encarece o processo – afinal, se o produto deve ser entregue em outra cidade ou estado, por exemplo, a distância percorrida impacta diretamente no valor do transporte. Além disso, oferecer apenas o básico de rastreio pode frustrar o consumidor, pois existem grandes chances de ele não estar no local de entrega para receber a encomenda – e isso vai impactar no seu bolso também, por exigir novas tentativas e mais gastos. Logo, é importante aplicar a estratégia certa de last mile para seu negócio – e o self storage pode ser um forte aliado.
São várias as exigências legais na contratação de serviços de centros de distribuição, assim como quaisquer resoluções de problemas enfrentam burocracias que dificultam ainda mais a agilidade na finalização da venda, deixando o consumidor frustrado e gerando um descontentamento que pode representar um empecilho para sua fidelização. É na simplicidade contratual e na facilidade de acesso que o self storage se destaca para otimizar esse processo.
Tanto comércio online quanto físico se beneficia com essa modalidade de armazenamento. O estoque de lojas variadas pode ser armazenado em boxes que contemplem exatamente a necessidade do momento, já que o espaço alugado pode ser adaptado conforme o volume de mercadorias. Além disso, se valendo da proximidade desses locais em relação ao cliente ou ao contratante, o lojista economiza no gerenciamento de estoque, tendo a possibilidade de investir em soluções que proporcionem vantagens ao cliente.
Vamos a um exemplo. Digamos que uma loja em Curitiba atenda uma compra realizada no Rio de Janeiro – e o centro de distribuição contratado esteja em São Paulo, sem disponibilidade imediata do produto nessa cidade. O lojista arcará com os custos do transporte de Curitiba para São Paulo, e a partir dali existem mais processos para que o produto chegue ao seu destino, correndo o risco de não ter sucesso na primeira tentativa de entrega, fazendo com que a encomenda retorne a São Paulo para só depois chegar a seu destino. A logística envolvida pode ser encurtada.
Caso a loja opte pelo self storage, ela pode simplesmente retirar o produto de seu box e encaminhar diretamente ao Rio de Janeiro. Mesmo que a entrega não seja bem-sucedida num primeiro momento, várias outras etapas do last mile já são eliminadas. Aí, por que não adicionar, por exemplo, um rastreio em tempo real – garantindo conforto ao consumidor e incentivando novas aquisições?
Lojas físicas economizam com aluguel de espaços, lojas online otimizam as entregas. Enfim, o self storage é uma tendência que agrega valor ao seu negócio. A D-ESPAÇO Self Storage, por exemplo, está localizada a 20 minutos do Centro de Curitiba, possui acesso 24 horas, facilidade na contratação e também disponibiliza boxes de vários tamanhos – sendo que você pode adaptar facilmente para espaços maiores ou menores sempre que precisar.
Garanta a segurança no armazenamento de suas mercadorias e se preocupe apenas em oferecer o melhor para seus clientes. Aposte nessa ideia.
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