Guarda-móveis e self storage: tudo o que você precisa saber

Solucionar a falta de espaço em seu imóvel ou empreendimento demanda um planejamento cuidadoso, o que não significa que o processo não possa ser simplificado. Afinal, sempre há alguma solução disponível que se adeque às suas necessidades e com as mais variadas características – basta ficar atento ao que o mercado oferece. Dessa maneira, self storages ou guarda-móveis são opções muito bem-vindas.

Entre aluguel de imóveis, reforma para ampliação de cômodos e mesmo aquele pedido para algum amigo ou parente abrigar itens que não caibam na sua casa, o caminho mais fácil e menos incômodo, o que garante a sua privacidade e o cuidado necessário com qualquer pertence seu, é certamente a contratação de uma empresa especializada em autoarmazenamento. Há algumas diferenças entre os produtos ou serviços oferecidos por esses empreendimentos, mas, antes, vamos falar um pouco de como o conceito surgiu.

Self storage: o autoarmazenamento no mundo

O self storage, ou sistema de autoarmazenamento, surgiu nos Estados Unidos, na década de 60. A primeira empresa americana do segmento foi a Lauderdale Storage, no Fort Lauderdale, no estado da Flórida, em 1958.

A melhor maneira de entender o que é self storage ou guarda-móveis é conhecendo as inúmeras vantagens que o sistema disponibiliza aos clientes. Afinal, esta é a solução ideal para atender as necessidades de espaço e armazenamento de objetos diversos, como móveis, documentos, roupas, coleções e inúmeros outros itens que as pessoas possam querer guardar. Foi a saída encontrada pelas famílias americanas que, naquela época, começaram a deixar suas grandes casas e foram morar em ambientes cada vez menores e com espaços mais compactos.

Em pouco tempo, o self storage foi incorporado à cultura americana. Atualmente, segundo a Associação Brasileira de Self Storage (ASBRASS), existem cerca de 50 mil unidades americanas, disponibilizando um total de 13 milhões de m² para autoarmazenamento. Por sua vez, no Brasil, o mercado de self storage teve início em 1996 e hoje conta com 100 empresas oferecendo aproximadamente 170.000 m². Portanto, é um mercado com enorme potencial de crescimento e está pronto para conquistar cada vez mais clientes no país.

Afinal, é self storage ou guarda-móveis?

São coisas diferentes – ainda que, no final, atendam públicos semelhantes. Por exemplo, um dos diferenciais do self storage é a versatilidade do que pode ser armazenado. No caso dos guarda-móveis, há a limitação de guardar a mobília de pessoas em período de reforma ou mudança – normalmente os pertences não ficam em um espaço exclusivo, e sim no mesmo ambiente, sem divisão entre os clientes. Neste caso, para acessar os móveis, é preciso autorização, pois não há livre acesso ou circulação de pessoas.

Já o self storage possibilita o armazenamento de qualquer tipo de objeto, documento ou móvel (armários, mesas e sofás) e, ainda, estoque para e-commerce e arquivos de documentos de escritórios ou consultórios pelo tempo que o locatário precisar. Assim, em um box de self storage, é possível, inclusive, guardar objetos de colecionadores e até equipamentos médicos.

O acesso exclusivo, privativo e seguro ao box é outra vantagem que só o self storage oferece. Apenas o cliente tem permissão para entrar no box e manusear tudo o que está armazenado nele. Ele tranca o seu box e leva a chave embora, podendo acessar o seu box na hora em que precisar, sem necessidade de autorização prévia. De qualquer forma, um self storage funciona muito bem, também, como um guarda-móveis.

Ao longo deste conteúdo, destacaremos os benefícios proporcionados pela D-ESPAÇO Self Storage. Assim, você tem um panorama real de como funciona.

Como funciona?

Já pensou em ter uma extensão da sua casa para guardar objetos importantes, mas que não cabem nela? O self storage serve justamente para isso! Um espaço temporário alugado para armazenar aquilo que você precisa, com a segurança e qualidade que você procura.

Veja como funciona o self storage. Primeiramente, ele possibilita que você alugue um box, no tamanho que desejar, pelo período que necessita, de forma prática, rápida e segura. Em seguida, você mesmo organiza e guarda seus pertences, tranca a porta e leva a chave. Ou seja, apenas você tem acesso ao box, mantendo total sigilo e privacidade sobre seus bens.

Na D-ESPAÇO, por exemplo, os contratos são mensais, sem taxas ou impostos. E o melhor: não há necessidade de fiador. O sistema de monitoramento oferece câmeras de segurança, sensores de movimento e 24 horas de vigilância.

Soluções para a sua vida pessoal

Reforma da casa, melhorias em um dos quartos, mudança para um local menor. Além desses cenários, pense naqueles móveis herdados de um parente querido. Onde guardar? Sem dúvida, um espacinho extra seria perfeito para ajudar você nestes momentos, não é?

Em self storages e guarda-móveis, normalmente, são oferecidas opções de tamanhos diferentes. Ou seja, você organiza e guarda seus móveis da maneira que preferir – e são várias as situações nas quais você pode contar com estes serviços. Veja!

Mudança de estação

Sabe aqueles objetos que você só usa no verão? Será que você tem espaço para mantê-los em sua casa? Então, você pode armazenar artigos esportivos e de lazer, equipamentos de mergulho, além de jet skis, kitesurf boards, snowboards, skis, stand up paddle e caiaques. É só aproveitar serviços de locação sazonal ou temporária.

Assim fica mais fácil manter os materiais e utilizá-los na estação certa! 

Mudança de casa

Mudança de casa, de cidade ou de país. Veja, caso você tenha que se mudar e não possa levar alguns móveis e objetos, fique tranquilo. É possível selecionar um empreendimento de guarda-móveis ou self storage e os armazenar pelo tempo que precisar.

Reforma da casa

Quebra-quebra, sujeira, entulhos, reparos, pintura. Além de muita paciência, reformar a casa exige cuidados com os ambientes e toda a mobília e objetos dentro deles. Por que não evitar dores de cabeça e conservar seus móveis corretamente durante a reforma?

Em guarda-móveis ou self storages, é possível armazenar geladeira, fogão, máquina de lavar, sofá, guarda-roupa, cama, mesas e cadeiras. Precisa guardar mais? Então, leve armário, penteadeira, escrivaninha, colchão, roupas, calçados, documentos… 

Na D-ESPAÇO Self Storage, por exemplo, disponibilizamos um total de 2.500 m² e 492 boxes de diversos tamanhos, com a qualidade e segurança que você procura enquanto reforma a sua casa! Confira as dez opções de tamanhos disponíveis:

1,50 m²: 1,50 x 1,00 x 2,40, sendo 3,60 m³

2,25 m²: 1,5 x 1,50 x 2,40, sendo 5,40 m³

3 m²: 1,5 x 2,00 x 2,40, sendo 7,20 m³

 3,50 m²: 2,00 x 1,75 x 2,40, sendo 8,40 m³

4 m²: 2,00 x 2,00 x 2,40 sendo 9,60 m³

5 m²: 2,00 x 2,50 x 2,40, sendo 12 m³

6 m²: 2,00 x 3,00 x 2,40 sendo 14,40 m³

7,50 m²: 3,00 x 2,50 x 2,40, sendo 18,00 m³

9 m²: 3,00 x 3,00 x 2,40, sendo 21,60 m³

20 m²: 5,00 x 4,00 x 2,40, sendo 48,00 m³

Mudanças familiares

Já parou para imaginar no quanto mudar faz parte da vida? E não é só de mudanças de casa ou país que estamos falando. Afinal, um novo trabalho, uma nova faculdade, um novo membro na família ou até mesmo uma possível separação ou falecimento são mudanças também.

As mudanças familiares acontecem em todos os lugares e podem ser facilitadas ou amenizadas com um espaço extra à disposição, na hora que você precisar.

Soluções profissionais

Com self storages e guarda-móveis, você pode manter o ambiente da sua empresa organizado e funcional! Desta maneira, deixando apenas o que você e seus colaboradores realmente precisam para as atividades no trabalho e cada objeto em seu local adequado, o espaço ganha em circulação. Além disso, a produtividade naturalmente aumenta.

Veja o que pode ser armazenado nos boxes, dependendo das regras de cada empresa.

  • Clínicas e hospitais: equipamentos médicos, equipamentos odontológicos, prontuários, exames, arquivo-morto etc.
  • Escritórios: arquivo-morto, relatórios, processos, projetos, documentos diversos etc.
  • Comerciantes: pequenos, médios e grandes. Estoque de produtos, equipamentos de suporte etc.
  • Empreiteiros: materiais de construção, equipamentos de construção etc.
  • Serviços de hospitalidade: cadeiras, mesas, criado-mudo, louças, objetos diversos de decoração etc.
  • Serviços de locação sazonal ou temporária: equipamentos de mergulho, jet skis, kide surf boards, snowboards, skis etc.
  • Artistas, colecionadores e antiquários: quadros, esculturas, álbuns de vinil, quadrinhos, gibis, DVDs, móveis, fotografias, tapetes, desenhos etc.

Na D-ESPAÇO Self Storage, sua empresa e você também podem aproveitar as facilidades oferecidas pelo Business Center. Esta é uma área de trabalho ideal para suas necessidades, com acesso livre à internet e sala de reunião para receber fornecedores.

Para auxiliar na hora de reunir e organizar os objetos, disponibilizamos alguns materiais de suporte, como caixas, embalagens, fitas, adesivos, estiletes e tesouras, além de carrinhos próprios para carga e descarga.

Clínicas e hospitais

Certamente, você não quer tropeçar a todo momento em arquivos de prontuários antigos. Além disso, com a aquisição de novos equipamentos e substituição de aparelhos, não há por que manter tudo no mesmo local. Os motivos para ganhar mais espaço nas clínicas médicas e hospitais são vários, e você é a pessoa mais indicada para saber sobre as suas necessidades. O self storage ou guarda-móveis pode te dar uma mão. Confira o que sua clínica ou hospital pode guardar:

  • Equipamentos médicos;
  • Equipamentos odontológicos;
  • Prontuários;
  • Exames;
  • Arquivo-morto.

Escritórios

Você pode transformar o ambiente do seu escritório, otimizando o espaço e deixando-o mais organizado! Para isso, basta reunir toda aquela papelada, documentos, processos e arquivo-morto e levar para a self storage ou o guarda-móveis de sua preferência. Assim, é possível liberar espaço ocupado por:

  • Arquivo-morto;
  • Relatórios;
  • Processos;
  • Projetos;
  • Documentos diversos.

Comerciantes

Precisando de espaço para guardar o estoque da sua loja? Aproveite os benefícios do self storage para comércio e armazene:

  • Estoques de mercadorias pequenos, médios e grandes;
  • Equipamentos de suporte;
  • Mobílias;
  • Araras.

Empreiteiros

Seus clientes também podem ficar tranquilos durante a reforma da casa enquanto deixam seus móveis e pertences com guarda-móveis! Ou seja, tais empreendimentos podem atender não apenas as necessidades da sua empresa, mas também as de seus clientes.

Aproveite os benefícios e confira o que a sua empresa pode guardar:

  • Projetos;
  • Equipamentos de construção;
  • Materiais de construção;
  • Mobília e objetos pessoais de clientes no período de reforma.

Serviços de hospitalidade

Hotéis, casas de festa, buffets e todos os profissionais especialistas em comemorações sabem da importância em conservar seus móveis e objetos da maneira adequada. Afinal, durante uma festa ou um período de lazer e descanso, o cliente vai exigir materiais de qualidade e com a aparência sempre nova.

Aqui vai uma lista do que pode ser armazenado:

  • Cadeiras;
  • Mesas;
  • Painéis;
  • Louças;
  • Objetos diversos de decoração (lustres, candelabros etc.).

Locação de self storage ou guarda-móveis

O primeiro passo para locar um box self storage é identificar sua necessidade de espaço. Comece listando os pertences que quer armazenar, cheque os tamanhos disponíveis e estime o que melhor atende as suas necessidades. Lembre-se de aproveitar a volumetria do box, ou seja, considere que você pode se beneficiar da largura, comprimento e altura na guarda dos seus pertences. Veja como funciona na D-ESPAÇO Self Storage.

Pré-reserva

Você pode pré-reservar seu box on-line. Basta que selecione o tamanho e indique o período de locação (mínimo 30 dias). O período de reserva será abatido quando você se dirigir à D-ESPAÇO para fazer o contrato e a guarda dos pertences.

Se preferir, você também pode iniciar o processo por telefone: (41) 3090 3600, e-mail atendimento@d-espaco.com.br ou pessoalmente.

Locação

O processo de locação é simples e rápido. Primeiramente, você deve se dirigir ao espaço e confirmar se o box pré-reservado atende as suas necessidades. Logo depois, se todos os itens cabem dentro do espaço que pré-selecionou, basta apresentar documentos pessoais e assinar nosso contrato simplificado de locação.

Guarda de pertences

Após assinado o contrato, a equipe D-ESPAÇO Self Storage vai lhe acompanhar até o box escolhido para que possa fazer a guarda dos pertences. Para a guarda dos pertences, você poderá fazer uso de amplas áreas de carga e descarga, carrinhos de transporte e contar com materiais de suporte, como embalagens, fitas, caixas, tesouras e estiletes.

Pagamento

Para pessoa física, o pagamento pode ser feito em dinheiro ou cartão. Já a pessoa jurídica poderá pagar via cartão de crédito ou débito, dinheiro e boleto bancário.

Renovação

A renovação de contratos é simples. Basta que você confirme por quanto tempo mais precisará do espaço locado para que possamos renovar o contrato. Dez dias antes do vencimento do contrato, pessoas jurídicas receberão um boleto bancário efetivando a renovação.

Mudança de box

Você pode mudar de box self storage a qualquer momento durante o contrato. Basta que avise a equipe D-ESPAÇO, assine novo contrato e redirecione os itens do box locado para o novo box escolhido, maior ou menor, de acordo com a sua necessidade.

Cancelamento

Um mês é o período mínimo de locação. Caso o cliente saia antes de 30 dias, não haverá reembolso.

Retirada dos pertences

A retirada dos pertences deve ocorrer obrigatoriamente ao final do período de locação. No ato da retirada, os clientes deverão esvaziar o box self storage. Os clientes que não fizerem o pagamento da sua mensalidade em dia, passando o prazo de 60 dias de inadimplência, terão seus pertences leiloados ou doados a entidades assistenciais de escolha da D-ESPAÇO Self Storage.

Documentos necessários

  • Pessoa física: RG, CPF e comprovante de endereço.
  • Pessoa jurídica: contrato social e última alteração (caso haja), RG, CPF, CNH do sócio majoritário, comprovante de endereço da empresa e cartão CNPJ. Caso haja um procurador, é necessário apresentar procuração autenticada, RG, CPF e CNH do procurador.

E tem mais vantagens!

Na D-ESPAÇO Self Storage, os contratos não têm taxas como condomínio, IPTU, manutenção, energia elétrica e limpeza.

Dicas de armazenamento

A D-ESPAÇO Self Storage entende muito sobre soluções de autoarmazenamento e guarda de diversos objetos. Portanto, se você quer saber como otimizar a organização da sua casa, a gente ajuda nesta tarefa também! Anote nossas dicas de armazenamento e aproveite para colocá-las em prática. Tudo ficará mais fácil. Pode apostar!

Procure dividir as tarefas de organização por cômodos e ambientes. Você pode criar um calendário com objetivos para cada dia. Por exemplo, para organizar quarto, banheiro, sala, escritório, cozinha e lavanderia, estipule sete dias. Separe dois dias para o quarto, prevendo um maior trabalho com o closet, roupas e sapatos. A cozinha e lavanderia também exigem dois dias. Sala, escritório e banheiro podem ser intercalados nos três dias restantes.

Lembre-se, sempre, das opções de guarda-móveis e self storage. O autoarmazenamento é uma extensão da sua casa.

Banheiro

Retire todos os objetos dos armários; aproveite para descartar embalagens vazias, vencidas ou sem uso há mais de seis meses. Logo após, sobre a pia, separe os materiais de uso diário, como escova e pasta de dentes, escova ou pente de cabelos, desodorante, protetor solar, cremes. Em seguida, dentro do box, evite manter produtos que não serão usados, sabonete, shampoo, condicionador e esponja. Por fim, nos armários e gavetas, distribua os materiais restantes. Secador de cabelo, produtos para unhas, toalhas, papel higiênico etc.

Escritório

Comece pela mesa do computador. Ela deve ter apenas o que é realmente utilizado. Pasta, fichário, um espaço adequado para papéis, agenda, porta-canetas. O restante deve permanecer nas gavetas. Na prateleira ou estante, organize os livros de acordo com temas e interesses. Procure não acumular papéis desnecessários e os organize em pastas identificadas para futuras conferências.

Sala

Recolha tudo aquilo que não faz parte do ambiente e devolva aos seus devidos lugares. Em seguida, crie um espaço específico para a guarda de chaves, celulares, correspondências e carteiras, de preferência em um local próximo a porta. Faça uma seleção nas revistas e jornais. No revisteiro, deixe apenas edições atualizadas. Organize os CDs e DVDs de forma prática e funcional, de acordo com seu gosto e uso. Assim como os livros.

Quarto

Arrume a cama, sempre ao acordar, e organize tudo. Ou seja, pijamas e roupões devem ser pendurados em ganchos ou cabideiros. Retire os objetos que não pertencem ao ambiente. No criado-mudo, deixe apenas o que é necessário ter por perto para facilitar sua vida.

Closet

O guarda-roupa merece ser um item à parte! O primeiro passo é retirar roupas e sapatos e fazer uma seleção criteriosa do que será guardado e o que será doado, reciclado ou vendido. Assim, uma dica valiosa para melhor organizar o guarda-roupa é separar as roupas de inverno e de verão, as de uso para o trabalho, as de sair e as de ficar em casa. Você também pode distribuí-las pelos cabides e prateleiras seguindo sua preferência por frequência de uso, cor e tamanho. As dicas valem também para os calçados.

Cozinha e lavanderia

Guardar as coisas que estão fora do lugar, lavar a louça e limpar pia, bancada, fogão e armários já é são tarefas a serem cumpridas diariamente. Em seguida, organize os armários, prateleiras e gavetas. Pratos, travessas, copos, panelas e talheres devem ser mantidos em locais de fácil acesso e na quantidade suficiente para uso. Logo após, retire objetos sem uso frequente. Na lavanderia, separe cestos para roupa suja e roupa a ser passada. Os produtos de limpeza devem permanecer dentro do armário, assim como vassouras, panos e rodos.

Quer mais dicas? Confira outras matérias em nosso blog.

Ficou interessado? Conheça a melhor solução de self storage de Curitiba

Qualidade, praticidade, segurança e confiabilidade. A D-ESPAÇO Self Storage reúne a solução completa em autoarmazenamento, servindo, também, como guarda-móveis, de acordo com a necessidade do cliente.

Além dos novos espaços de autoarmazenamento, a D-ESPAÇO ampliou a área compartilhada com quatro novas salas de reunião, dois novos banheiros. Do mesmo modo, o business center agora conta com seis estações de apoio no total. 

Na área de carga e descarga foi instalada uma nova plataforma elevatória para facilitar o acesso ao self storage e duas novas docas automatizadas. Além disso, o sistema de segurança recebeu novos pontos de câmeras e equipamentos speed dome, ideais para monitorar grandes ambientes com zoom preciso, imagem de qualidade e a possibilidade de movimentação em todas as direções.

Assim que o box é alugado, apenas você tem acesso a ele. E só aqui você pode acessá-lo 24h, 7 dias da semana.

Soluções de self storage na medida que você precisa

Casa com mais espaço e ambientes organizados para você aproveitar ainda mais seu lazer. Escritório com maior circulação e apenas aquilo que a empresa realmente precisa para otimizar a produtividade e alavancar ainda mais o negócio.  

A D-ESPAÇO Self Storage sabe o que você deseja e, para isso, reúne a solução ideal em armazenamento de objetos. Por isso, oferecemos diversas opções de box, com o tamanho adequado às suas exigências, e a oportunidade de guardar seus objetos com qualidade, segurança, privacidade e total sigilo – um guarda-móveis só seu.

Assim, na hora de alugar um dos nossos boxes, você conta com as vantagens do nosso conjunto de soluções de self storage:

  • Monitoramento diário e por 24 horas.
  • Contratos mensais e sem fiador.
  • Ambientes dedetizados, limpos e seguros.
  • Instalações novas e modernas pensadas para seu conforto e comodidade.
  • Materiais de suporte como embalagem, fitas, caixas, adesivos, tesouras, estiletes e cadeados.
  • Acesso livre ao Business Center, sala de reuniões para receber seus fornecedores e internet.
  • Localização privilegiada, a quinze minutos do centro e das principais saídas de Curitiba. Fácil acesso, próximo a Linha Verde.
  •  

DCL REAL ESTATE

A D-ESPAÇO, empresa por trás do self storage mais completo de Curitiba, é mais um empreendimento DCL Real Estate. Fundada em 1914 e especialista no mercado imobiliário, a DCL atende os setores de varejo, logística, offices/corporate e shoppings centers, com mais de 247 mil m² de ABL. Um dos seus diferenciais está no planejamento de soluções personalizadas para cada cliente com os projetos Built to suit, visando à eficiência nas operações e redução de custos.

Horário de funcionamento administrativo:  De segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 18h.

© 2023 Direitos Reservados.