Espaço físico x desempenho do negócio

Você já parou para perceber como está o ambiente da sua empresa? Será que é um espaço que estimula o trabalho em equipe, a colaboração, o foco e a criação efetiva para o seu negócio?

É com esta reflexão que o gerente de marketing do International School of Curitiba (ISC) Gustavo Segui defende o tema da sua palestra “A Estrutura Física é a Linguagem Corporal de uma Empresa”, realizada na última quinta-feira, dia 18, na Amcham (Câmara Americana de Comércio) Curitiba.

Para Segui, as características do espaço físico de um ambiente influenciam e, inclusive, moldam o comportamento de quem convive ali. Durante o encontro, o gerente de marketing apresentou alguns conceitos inovadores defendidos em estudos apresentados pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Segundo as teorias, é fundamental perceber como a estrutura física de uma empresa contribui para o sucesso do negócio e como usar a disposição de um escritório para ampliar a colaboração entre as pessoas e gerar inovação. “A proposta mostrada por eles é um ambiente flexível, com algumas mudanças simples e rápidas, e tudo isso com custo zero”, conta o gerente de marketing.

Mudanças rápidasFoto: Divulgação.

Um dos exemplos de adaptação destacados por Segui é organizar uma reunião profissional no chão. Isso mesmo, todos da equipe sentados no chão. “Por mais simples que pareça, a questão essencial desta iniciativa é que, sentados no chão, sentimo-nos mais iguais e isso permite um diálogo com mais abertura e maior colaboração”, diz.

Outra sugestão defendida pelos estudos americanos e lembrada por Segui é o uso de salas modulares, onde todo o mobiliário do espaço é feito sobre rodas. O objetivo principal é despertar a ideia de que o ambiente físico pode e, muitas vezes, precisa sofrer alterações. E, ainda, que a possibilidade de adaptações é real e pode até mesmo trazer benefícios ao negócio. “O fato de tudo ter rodas nos diz que é permitido experimentar uma disposição diferente e, ao transformar um espaço, sentimo-nos cúmplices. Este é um bom passo para a colaboração e a inovação”, explica.

Segui também ressalta a importância de, na hora de planejar ou repensar o espaço físico da empresa, imaginá-lo como um ambiente que reflita e incentive ações e comportamentos condizentes com os objetivos do negócio. Na opinião do profissional, além da colaboração, a inovação e a sustentabilidade devem estar entre as principais metas da empresa.

Horário de funcionamento administrativo:  De segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 18h.

© 2023 Direitos Reservados.