Milênios atrás, as sociedades incorporavam diversos hábitos minimalistas, especialmente relacionados à produção de alimentos. A falta de tecnologias específicas favorecia para que as refeições fossem produzidas com mais calma e cuidado, sempre aproveitando ao máximo toda a estrutura dos alimentos. O kefir e o kombucha são alguns exemplos de produtos com origem milenar, feitos lentamente, e que voltaram com força nos dias atuais.
Estes produtos vão de encontro à indústria alimentícia atual. Enquanto multinacionais procuram obter a maior produção no menor tempo possível, várias empresas de pequeno porte incorporaram uma nova cultura, mais preocupada com a saúde e com atenção ao que está sendo produzido.
Uma marca que se encontra dentro deste modelo é a Biozen Kombucha, responsável por produzir o kombucha. A bebida asiática possui gosto adocicado e é feita a partir da fermentação controlada. Um fato interessante é que a colônia de kombucha continua crescendo durante o processo de fermentação e pode ser repassado a outras pessoas também produzirem suas próprias garrafas.
A empresa surgiu em 2015 por meio da união de ideias dos irmãos Claudia Cardoso e Thiago Cardoso. Antes de entrar no mercado, foram meses de pesquisa e dedicação para encontrar o tempo perfeito de fermentação.
“Produzimos artesanalmente, sempre em pequenas levas para evitar desperdício e ter o produto sempre fresco nos pontos de venda. Isso tudo respeitando o longo processo de fermentação, que pode levar até 30 dias”, explica Thiago. Ele acrescenta que a Biozen oferece também cursos incentivando o cultivo caseiro da bebida.
Horário de funcionamento administrativo: De segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 18h.