Economia compartilhada: faz parte do seu dia a dia

Estratégias de otimização de recursos trazem benefícios a todos os envolvidos, e todo mundo só tem a ganhar com a economia compartilhada

Novos modelos econômicos surgem a cada dia, e é preciso ficar atento para aproveitar as vantagens dessas estratégias para se manter competitivo e se conectar ainda mais a seus clientes, otimizando custos e direcionando rendimentos ao que mais importa: àquilo que seu negócio oferece. Uma tendência para poupar recursos naturais e financeiros que surgiu justamente em um cenário de crise é a economia compartilhada, e sua essência está nas transações P2P – de pessoa para pessoa.

Trata-se de uma verdadeira revolução na maneira como consumimos bens e serviços. Com ela, é possível fazer mais com menos, algo de que nenhuma empresa abre mão. Todos saem ganhando com essa estratégia. Isso porque, graças à tecnologia, relações em nível regional e global são aprimoradas, gerando menos impactos, inclusive, ao meio ambiente, uma vez que o hiperconsumo deixa de ser um problema.

Antes de qualquer coisa, para saber como adotar esse modelo, é preciso entender que o core business do se negócio deve estar relacionado à promoção do acesso a bens subutilizados. Além disso, existe a necessidade de que consumidores sejam diretamente beneficiados justamente pelo acesso facilitado às suas soluções. E mais: a sua organização deve ser construída em redes descentralizadas e marketplaces.

Geração de pertencimento, benefício mútuo e responsabilidade coletiva. Essa é a principal característica da economia compartilhada. Preparado para se adaptar?

Objetivos da economia compartilhada

Para entender exatamente como funciona a ideia, pense na seguinte situação: há um quarto vago em sua casa, sem utilidade alguma. Vale a pena continuar pagando sozinho por um aluguel que não está sendo totalmente aproveitado? Afinal, é possível dedicar uma função a ele e gerar uma renda adicional, reduzindo custos no seu dia a dia e possibilitando que alguém utilize o espaço por um valor mais acessível.

É com essa mentalidade que a economia compartilhada atua. Ela se baseia em três pilares de sustentabilidade: econômica, ambiental e social. Quaisquer práticas envolvidas em sua estrutura visam otimização de uso de recursos e benefícios, como o nome indica, compartilhados.

Por meio dela, pode-se utilizar a inteligência de vários agentes para racionalizar recursos financeiros, conscientizar os membros a respeito do valor e do acesso aos bens, promover informações abertas e públicas para incentivar a inovação, construir laços de confiança entre fornecedores e contratantes e reduzir desperdícios por meio do uso de bens ociosos. Crowdsourcing também faz parte da estratégia.

Faz parte do seu dia a dia – e você pode nem perceber

Se o conceito ainda é novo para você, pense que, ao acessar a um filme na Netflix, você está aproveitando um conteúdo disponível em uma plataforma acessada por milhões de pessoas a partir de uma rede principal de serviços, que se espalha pelo mundo todo com soluções descentralizadas. Além disso, se abriu mão de comprar um carro e não deixa de chamar um Uber, também está aproveitando os benefícios de uma economia compartilhada.

Poderíamos citar diversos outros serviços de streaming, aplicativos, sites ou mesmo iniciativas de revenda de produtos. A lista é gigantesca. Entretanto, saiba que não é preciso ser uma gigante do comércio para aderir a esse formato.

Por exemplo, na D-ESPAÇO Self Storage, seja você um grande ou pequeno empresário, pode contar com boxes de acesso exclusivo. O tamanho é você quem escolhe, podendo migrar para outros maiores ou menores de acordo com sua necessidade – em um mês o box pode ser locado por você, mas no mês seguinte por outro cliente. Nossos preços acessíveis garantem a oportunidade de armazenar seu estoque sem precisar comprar ou alugar espaços por valores muito mais altos – ou, quem sabe, simplesmente liberar um cômodo da sua casa para a chegada de um novo membro da família.

Além disso, o business center de uso coletivo e as salas de reuniões, que podem ser alugadas por períodos, proporcionam o ambiente ideal para você fazer a sua reunião com a equipe, com um fornecedor ou cliente, sem custos adicionais, dependendo da frequência desejada e da quantidade de boxes locados.

A economia compartilhada faz parte de pessoas como você, que se dedicam dia após dia a otimizar a própria rotina, fazendo mais com menos. E aí, o que você pode fazer hoje por você e pelo próximo? Quando todo mundo ganha, o mundo fica melhor.


Horário de funcionamento administrativo:  De segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 18h.

© 2023 Direitos Reservados.