Destralhe e rotina minimalista, o que tem a ver?

Você já ouviu falar em destralhe? Segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, o verbo destralhar significa: retirar ou desembaraçar-se de tralha ou de coisas inúteis (ex.: destralhar o sótão; vou destralhar e fazer uma limpeza). Para o minimalismo essa ação pode mudar completamente a forma como você se relaciona com sua casa e seus pertences. Dentro da filosofia minimalista o significado é o mesmo, se refere a tirar da sua vida aquilo que já não faz mais sentido, ou que faz tanto sentido que está te deixando preso ao passado. 

O destralhar verdadeiro começa no processo de “não-compra” de itens que você não vai precisar. Trata-se do consumo consciente, que vai desde levar saquinhos para a feira a não comprar objetos apenas por comprar, especialmente itens de decoração. A grande vantagem do destralhar é que a gente não precisa investir nada nesse processo. Pelo contrário, é capaz de conseguir vender algumas coisas e ainda levantar um dinheiro extra. 

Casa Minimalista

No estilo de vida minimalista puro, mas extremista, uma casa minimalista tende a ter uma aparência mais contemporânea, limpa e com muitos espaços em branco, poucos móveis e poucas decorações. Apenas com o que é realmente necessário. Mas, para ser minimalista, não é preciso ter uma casa vazia e descaracterizada. Ela deve ter apenas o essencial e o essencial é pessoal. 

Casa destralhada

Uma casa organizada, destralhada, é uma casa que tem apenas as coisas mais importantes, com memórias que despertam alegrias, acabando por ter mais móveis e mais itens materiais. Numa casa organizada todos os itens mantidos têm um lugar próprio, o que torna mais fácil de encontrar quando precisamos deles. Destralhamos a casa para remover os excessos, que possam estar ocupando espaço precioso, de forma a abrigar o que gostamos e precisamos.

Destralhe e/ou Minimalista

No entanto, para destralhar não precisamos ser minimalistas. É um caminho, mas não é o destino. 

A dica aqui é: avalie uma categoria de coisas por dia. Mais ou menos assim (comece pela ordem que sentir que tem menos apego): roupas (e mesmo aqui você pode dividir em subcategorias, como calças, vestidos etc.), acessórios (sapatos, bolsas, gravatas, cintos), livros, cosméticos, maquiagem, remédios, esmaltes, CDs, DVDs, roupa de cama, itens de decoração, acessórios de cozinha (espátulas, colheres, copos, xícaras, canecas), brinquedos e etc.

Agora, anote essa lista, inclua itens que fazem sentido para a sua vida e vá trabalhando em uma por dia, até sentir que conseguiu desenvolver uma relação mais saudável com os itens da sua casa, mantendo apenas o que faz sentido para você e a vida que você vive hoje, não ontem ou amanhã.

Minimalismo e destralhe caminham juntos, um faz parte da outro. O minimalismo tem um dizer bastante interessante: o que você está perdendo por não ter espaço para mais nada? Uma forma sutil de nos lembrar que sempre que deixamos algo ir, abrimos espaço para que o novo possa chegar. 

A D-ESPAÇO Self Storage valoriza os pertences das pessoas e empresas. Temos como objetivo conscientizar a todos sobre a importância da organização em suas vidas, sobre os benefícios obtidos através desse hábito. Guarde com você apenas o que representa algo, aquilo que faz você lembrar com carinho algum momento e tenha utilidade, mesmo que futura. Mas também é preciso saber desapegar, doar ou até mesmo reciclar objetos. 

Nós apoiamos e ajudamos clientes que procuram armazenar seus pertences de forma inteligente e saudável. Afinal, a D-ESPAÇO Self Storage oferece com seus boxes uma solução para quem busca organizar itens de valor e, consequentemente, trazer bem-estar para as suas vidas. 

 

Horário de funcionamento administrativo:  De segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 18h.

© 2023 Direitos Reservados.