Comportamento do consumidor: tendências pós-pandemia

Podemos dizer que o sentimento de “o pior já passou” em relação a pandemia é uma realidade. No entanto, muitas dúvidas ainda persistem sobre o futuro. De modo geral, podemos dizer que novas tendências surgiram a respeito do comportamento do consumidor, principalmente sobre seus desejos no “novo normal”.

Segundo pesquisa realizada pelo Google, o comportamento do consumidor vem se modificando novamente. A necessidade de adaptação da casa à rotina pandêmica já caiu de 29% para 14%, e vem dando lugar à intenção de compra impulsionada pela retomada dos planos que voltam a sair do papel. A pesquisa ainda mostra que, por exemplo, as compras relacionadas a uma mudança de imóveis sobem de 15% para 20% entre os que já compraram e aqueles que pretendem comprar.

Entre as mudanças que ocorreram no comportamento dos consumidores, deve-se citar uma das maiores, se não a maior, mudança que aconteceu durante a pandemia e segue até hoje: as compras pela internet. Em 2019, o comércio eletrônico representava apenas 5% do faturamento do varejo no país, segundo dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), indicando que a maior parte dos consumidores brasileiros não tinha o hábito de fazer compras online. Em 2021, essa taxa mais que dobrou, para 11,6%.

O certo é que a pandemia ajudou a acelerar uma tendência que vinha desde antes. Todo mundo sabia que o comércio eletrônico iria crescer. O que ninguém imaginava era que pudesse dobrar de tamanho em apenas dois anos.

Esse crescimento passou por fases que caminharam com a evolução da pandemia, por exemplo, em um primeiro momento os consumidores adotaram um comportamento de acumulação, pois havia medo de que a pandemia pudesse provocar escassez de certos produtos essenciais. Foi quando muitas pessoas correram até os mercados para estocar itens como álcool em gel, máscaras faciais, papel higiênico, sabão, água engarrafada e comida enlatada.

No segundo momento, as pessoas perceberam que passariam mais tempo em casa do que imaginaram lá no início da pandemia, com isso, seria preciso encontrar maneiras de reduzir o estresse e garantir a saúde mental. Com mais tempo em casa, muitas pessoas investiram em móveis e equipamentos para trabalhar no modelo home office, em aparelhos de ginástica, roupas mais confortáveis e em alimentos mais saudáveis.

Aqui chegamos ao terceiro momento, o de adaptação, aquele que estamos vivendo agora. As famílias começam a retomar um comportamento mais social, a sair com amigos, a frequentar restaurantes, cinemas e shows. Nesse “novo normal”, os consumidores que aprenderam a comprar pela internet não vão abandonar a comodidade de fazer pesquisas online, de comparar rapidamente os preços no conforto de sua casa, mas também existe aquela parcela que não vai abrir mão de visitar as lojas físicas para ver os produtos de perto. Ou seja, o comportamento do consumidor sempre está em constante mudança, se adaptando as situações do dia a dia e/ou mantendo alguns comportamentos antigos.

Se identificou com essas mudanças? A D-ESPAÇO Self Storage, sempre ligada nas tendências, traz esse ano o Guia Digital Meu Cantinho, Meu Espaço, onde compartilharemos com você dicas, informações e tudo o que envolve o mundo da organização. De forma leve e descontraída teremos algumas lives com profissionais da área de decoração, arquitetura e setor imobiliário. Vamos conversar sobre os novos caminhos e olhares que surgiram e continuarão a fazer parte da rotina dos nossos lares. Venha participar com a gente!

Evento: Guia Digital D-ESPAÇO Self Storage – Meu cantinho, meu espaço
Faça a sua inscrição aqui!

Horário de funcionamento administrativo:  De segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 18h.

© 2023 Direitos Reservados.