Você acha que tornar sua empresa mais sustentável é uma tarefa impossível? Separamos cinco passos para ajudar você.
Torne os processos da sua empresa mais digitais e menos impressos. Imprima somente o que é realmente necessário. Além disso, reutilize folhas para rascunhos.
Quando for necessário usar algum tipo de papel para a troca de documentos importantes, por exemplo, preocupe-se com quem são seus fornecedores. Não adianta reduzir os custos, se a cadeia de produção continua sendo prejudicial ao meio ambiente. Saiba quem são seus fornecedores, os materiais utilizados por eles e como o produto chega em suas mãos.
Produtores locais, por exemplo, são uma ótima maneira de cooperar para o movimento da economia do lugar e, além disso, produções em escalas menores costumam ser mais conscientes. Digitalizar seus documentos pode ser tão eficiente quanto trocar copos plásticos por canecas ou copos de vidro.
Sua empresa vai gerar resíduos, mesmo que você tenha opções mais sustentáveis no dia a dia? Neste caso, saiba gerenciar o que sobra. Separar o lixo, por exemplo, não é suficiente. Mas doar os itens recicláveis para um coletor da região já muda o cenário.
Tudo o que é produzido, gera um impacto no mundo. Qual impacto os produtos da sua empresa têm gerado?
Uma empresa sustentável se torna, consequentemente, uma empresa com mais qualidade. Isso porque a preocupação com o meio ambiente faz com que você selecione ainda mais os materiais utilizados na sua produção.
Um bom produto torna o cliente satisfeito, e cliente satisfeito é cliente exigente. Aumente a qualidade dos seus produtos a partir de uma seleção rigorosa e ganhe a confiança do seu consumidor.
Sua empresa só será mais sustentável se isso fizer parte da cultura empresarial do seu negócio. Seus colaboradores precisarão compreender a causa de forma racional e lógica, para que as atitudes sustentáveis sejam uma consequência inteligente e pensada – e não apenas um movimento automático. Por isso, invista em palestras e oficinas sobre sustentabilidade no meio corporativo.
Para que tudo isso aconteça de forma exemplar, não se esqueça de checar a infraestrutura da sua empresa – lâmpadas, vazamentos de água, gastos desnecessários com energia – tudo isso deve estar em dia, para que o melhor exemplo esteja “dentro de casa”. Usar LED no lugar de lâmpadas incandescentes, por exemplo, já será eficaz, econômico e sustentável. Sensores de luz em lugares onde não há necessidade de iluminação o dia inteiro também podem evitar um gasto desnecessário de energia elétrica.
Saiba onde investir seu tempo e dinheiro. Há diversas formas de realizar isso, e uma delas é contratando um self storage. Deixar no escritório apenas o necessário e locar um box para o que não é utilizado com frequência pode diminuir o consumo excessivo – além de tornar o ambiente empresarial mais organizado e limpo, evitando o acúmulo de papel.
No caso de armazenamento de estoques, o self storage é ideal para que você saiba calcular a quantidade que realmente precisa e evitar desperdícios. Transforme seus problemas em soluções.
Afinal, se um dos seus empecilhos é falta de espaço, tenha em mente uma forma sustentável e econômica de tornar sua empresa mais sustentável. Conte com as soluções de autoarmazenamento da D-ESPAÇO. 😉
Horário de funcionamento administrativo: De segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 18h.