Como organizar o estoque: 5 dicas essenciais

Independentemente do tamanho da sua empresa, saber como organizar o estoque é fundamental para o seu crescimento.

Isso porque é a partir da organização que a empresa será capaz de identificar problemas que estejam atrapalhando a maximização do lucro, como desperdícios, danificação de itens e falta de eficiência na reposição. 

Quer saber como organizar um estoque da melhor maneira? Então, acompanhe o artigo que preparamos com dicas especiais para você, empreendedor!

5 dicas de como organizar o estoque 

1. Guarde os produtos organizados pela vertical

Uma das principais dicas de como organizar o estoque é aproveitar todo o espaço vertical disponível. Ou seja, utilize prateleiras nas paredes para armazenar itens, principalmente os mais leves. 

Mesmo que seu negócio ainda seja pequeno, seu objetivo é fazê-lo crescer, certo? Então, o ideal é planejar a instalação das prateleiras com antecedência. Dessa forma, sua implementação não atrapalha o fluxo de trabalho.

Outro ponto positivo de utilizar o espaço vertical é que ele facilita a visualização dos itens, já que estão na altura dos olhos. 

2. Aproveite a época de Black Friday para promover itens antigos

Mercadoria parada é igual a desperdício de dinheiro. Então, uma forma de organizar o estoque e ainda lucrar com isso é aproveitar datas como a Black Friday para realizar grandes promoções no seu e-commerce. Isso, com o objetivo de vender itens antigos. 

3. Deixe os produtos campeões de venda na área de mais fácil acesso

Se você possui o controle certinho do que entra e do que sai do seu negócio, com certeza consegue apontar quais são os itens mais vendidos. 

Então, uma dica fundamental de como organizar o estoque é deixar essas mercadorias em um local de fácil acesso, já que a movimentação delas é muito maior em comparação às outras. 

Dessa forma, você ganha agilidade no processo e o seu cliente sai mais satisfeito.

4. Crie um processo de checagem do estoque 

Criar um processo de checagem de estoque é primordial para averiguar se os números do registro de vendas estão de acordo com os itens que ainda estão armazenados. Dessa forma, é possível identificar se há problemas de desvio, perdas e até precificação incorreta. 

Além disso, é possível verificar se não há itens antigos misturados com os novos.  

No entanto, para ser eficiente, essa checagem deve ocorrer com uma certa frequência, seja diariamente ou semanalmente. Pois, caso deixe acumular, pode ser que um problema só seja descoberto depois de ter causado sérios prejuízos financeiros à empresa. 

5. Contrate um box da D-ESPAÇO para guardar tudo que precisar

Como demonstramos, organizar um estoque vai muito além da organização do espaço. Isso porque esse setor está diretamente ligado ao lucro da empresa, interferindo, assim, no seu crescimento. 

Caso o seu negócio não tenha um espaço separado para a armazenagem, o melhor é contratar um box da D-ESPAÇO para armazenar os produtos, considerando o tamanho da sua necessidade no momento.

E à medida que aumentarem as vendas, é possível migrar de um tamanho para o outro, de um mês para o outro, sem multa. Quer saber mais? A gente explica no whats: (41) 99998-0113. Entre em contato!

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