Como aumentar a produtividade

Por Suzana Dias, personal organizer

Todo mundo quer fazer suas atividades melhor e mais rápido, mas você já parou para pensar no que é preciso para aumentar a produtividade?

Estudando o assunto descobri um método chamado Produtividade Máxima, que foi baseado na pirâmide de Maslow. Em 1943, pesquisando sobre o que motiva as pessoas, Abraham Maslow, psicólogo americano, identificou que há uma ordem lógica de necessidades a serem satisfeitas antes que as pessoas se sintam dispostas a lidar com as necessidades do nível seguinte. Na figura abaixo estão os cinco níveis:

grafico-3-novo-layout

Essa teoria mostra que a base da pirâmide começa com as necessidades mais básicas. Os indivíduos precisam atender às demandas no nível anterior, começando com as fisiológicas, para só depois seguirem adiante na pirâmide e para satisfazer as necessidades subsequentes. Por exemplo, uma pessoa que está com fome não consegue pensar em realização pessoal. Uma pessoa que não se sente amada nem se considera parte de um grupo (nível do amor e relacionamento), não terá autoestima nem o respeito que os outros dedicam a ela (nível da estima).

Baseada nessa teoria, foi criada a Pirâmide da Produtividade Máxima, que faz ligação entre as cinco áreas da produtividade. Começa com a otimização dos sistemas organizacionais básicos e avança pirâmide acima, na direção do desenvolvimento de metas para diferentes possibilidades na sua vida. Veja o esquema abaixo:

grafico-4-novo-layout

Seguindo a mesma linha de raciocínio de Maslow, não tem como alguém estabelecer objetivos e metas de maneira produtiva quando seu ambiente e suas informações estão desorganizados. Antes de gerenciar seu tempo é preciso ter arrumado o espaço para ele.

Então, nos próximos posts vamos ver a base da pirâmide, o ponto de partida para melhorar a qualidade de vida, no ambiente profissional e no pessoal.

Até lá!

Veja também:

A desorganização no trabalho

 Quanto custa a bagunça

 

Horário de funcionamento administrativo:  De segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 18h.

© 2023 Direitos Reservados.