Manter a organização dos ambientes é um desafio muito comum nos dias de hoje, tanto para pessoas quanto para empresas. Por isso, a busca por soluções que resolvam ou ao menos melhorem este problema está ganhando espaço nos mais diversos setores. A já conhecida técnica 5S baseia-se em cinco palavras japonesas: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke.
Traduzindo para o português, esses termos representam alguns “sensos” que as pessoas precisam ter para conquistar sucesso de diversas formas. São eles: os sensos de classificar, organizar, limpar, padronizar e manter. Vamos compreender melhor como funciona? Confira!
Seiri (classificar) – Essa é a primeira etapa, diz respeito à utilização inteligente de materiais, equipamentos e ferramentas. Nesta fase, devemos evitar o desperdício e avaliar tudo o que é relevante e descartar o que é supérfluo. Este é o momento que precisamos ter uma visão estratégica das nossas escolhas.
Seiton (organizar) – Está relacionado à importância de deixar os itens de trabalho disponíveis e acessíveis facilmente. Um modo de fazer isso é com o uso de etiquetas, pastas, gavetas, estantes e painéis. Com cada artigo em seu lugar, a empresa economiza tempo, reduz os custos e ganha mais segurança nas suas operações.
Seiso (limpar) – Depois de organizadas, as coisas precisam ser limpas. Este talvez seja o “S” mais fácil de se implantar na empresa. Este item mostra que é fundamental manter a limpeza das estantes, embalagens, armários, gavetas e do ambiente como um todo. Resíduos e objetos estranhos ao local devem ser rapidamente eliminados.
Seiketsu (padronizar) – Este item dispõe sobre a fixação de padrões de cores, iluminação e informações de um modo geral. Ele abrange também o conceito de saúde, orientando sobre a importância do bom estado de salas, banheiros, refeitórios etc. Sua finalidade, em linhas gerais, é dar condições para que os outros conceitos da técnica 5S funcionem adequadamente, evitando problemas que possam afetar a produtividade ou o bem-estar dos colaboradores.
Shitsuke (manter) – Por fim, este tópico fala sobre o comprometimento pessoal para com as etapas anteriores. Um ambiente autodisciplinado proporciona a realização eficaz de tarefas e a melhor compreensão da importância de cada colaborador para o sucesso do negócio.
Técnica 5S e Self Storage: uma relação de sucesso!
A técnica 5S apresenta vários itens e conceitos que todas as empresas que almejam o sucesso precisam ter. Dentro desse contexto, o Self Storage surge como uma solução de apoio bastante adequada, pois permite uma melhor organização dos materiais, equipamentos e ferramentas, o melhor aproveitamento da área útil, além de contribuir com um ambiente bem distribuído.
Mas organização é apenas um dos diferenciais da locação desses boxes de autoarmazenamento. Na D-ESPAÇO Self Storage há outros benefícios para os clientes. São eles: acesso exclusivo e 24h, todos os dias da semana, inclusive feriados, ambiente monitorado, local protegido, seguro dos pertences e muito mais.
Gostou de saber mais sobre a técnica 5S? Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro das facilidades sobre Self Storage! Adoramos dar dicas de organização dos espaços.
Horário de funcionamento administrativo: De segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 18h.