8 tendências da logística

Sua empresa tem boas estratégias de logística? Este é um ponto importante para ela se destacar e ganhar mercado. Por isso, vale a pena conferir essas soluções para otimizar essa área tão importante do seu negócio.

  • Automatização

Procurar automatizar algumas atividades é algo a ser considerado por qualquer empresa. Isso porque a automatização de processos permite integrar sistemas, dando às equipes condições para se tornar mais eficientes, fazer entregas de maneira mais rápida e precisa, diminuir os custos, otimizar tempo e espaço, diminuir os erros e a taxa de acidentes de trabalho.

  • Internet das Coisas (IoT)

A Internet das Coisas consiste na integração pela conexão à internet dos mais variados objetos eletrônicos, sendo possível controlar eletrodomésticos e máquinas industriais por meio de dispositivos como o smartphone, por exemplo. Esta evolução tecnológica vem crescendo como tendência no setor logístico e ganhou o nome de Logística Inteligente, por permitir o monitoramento dos processos industriais em tempo real, além de facilitar o controle das etapas logísticas, simplificando a identificação dos status das mercadorias durante o transporte.

  • Economia colaborativa

Você pode terceirizar os processos de envio por empresas especializadas, alugar frotas autônomas ou utilizar armazéns de terceiros, tendo como consequências a simplificação dos processos, melhorias na experiência do cliente e a redução dos custos.

  • Entrega antecipada

O produto sai do estoque antes mesmo do cliente finalizar a compra. A empresa verifica o histórico de compras do consumidor, além de registrar as pesquisas realizadas por ele na página da loja. Assim, poderá oferecer produtos relacionados às suas preferências e, ainda, idealizá-lo em função dessa personalização. Uma vez detectado o interesse por determinado produto, ele é encaminhado ao centro de transportes mais próximo do consumidor, de forma que no fechamento da compra o item esteja por perto.

  • Monitoramento

É possível acompanhar o andamento do transporte da sua mercadoria por meio do GPS.  Isso permite uma entrega mais qualificada, e também torna a experiência do cliente satisfatória o bastante para que ele se fidelize ou indique a sua empresa para parentes e amigos.

  • Last mile

“Última milha” é como chamamos aquele momento em que uma mercadoria sai de um centro de distribuição e segue para o seu destino final. Trata-se da última etapa de viagem de um produto antes de chegar à porta do cliente. Ter atenção especial a essa fase é fundamental para garantir que a empresa seja bem vista por quem mais importa: seus consumidores.

  • Verticalização

Se antigamente era imprescindível ter um ambiente grande e espaçoso para o armazenamento de produtos, hoje em dia esses locais estão cada vez menores, pois os espaços são mais bem aproveitados verticalmente, garantindo um processo muito mais eficiente. Esses novos ambientes verticais têm como principais características a automatização e o uso de empilhadeiras para organizar os itens.

  • Self Storage

A proposta dos self storages é oferecer ao cliente um ambiente seguro e adequado para guardar seus pertences. Uma vez trancado, somente quem é autorizado passa a ter acesso. Os boxes têm diversos tamanhos, são protegidos 24 horas por dia, além de serem um ambiente completamente limpo e organizado. Trata-se de uma solução muito útil em termos de armazenagem para móveis, servindo também para o armazenamento de materiais como mercadorias, documentos, objetos pessoais, entre outros.

Ficou interessado nessas tendências em logística e quer aplicar alguma delas no seu negócio? Entre em contato com a gente e saiba como podemos ajudá-lo!

https://www.d-espaco.com.br/fale-conosco/

Horário de funcionamento administrativo:  De segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 18h.

© 2023 Direitos Reservados.